barcelos e a beatice

Este ano o Dia dos Finados teve em Barcelos direito ao pack dois em um.

Já tinha reparado e admirado na sexta-feira anterior, pois por motivos de trajecto, fui obrigado a raspar pelo cemitério municipal. Vi, assim, o passeio de muitas flores. E o palanque. Sim. Vi montado um palanque no cemitério. Questionei, nessa altura, quem iria actuar no cemitério municipal. E de rajada lembrei-me dos Moonspell.
Fiquei, contudo, a saber na noite de Domingo que o ocupante por excelência do palanque foi o líder espiritual de alguns barcelenses. É verdade, o prior de Barcelos, padre Abílio Cardoso, teve segundo me disseram uma presença inspiradora. E sem surpresas foi igual a si mesmo e pediu dinheiro.

Que fique claro que me é irrelevante o dia de Todos os Santos e mais algum. Não posso deixar, contudo, de apontar este ano este dia, não porque me incomodou especialmente, mas apenas, porque, sacudi mais do que habitualmente a cabeça e não eram piolhos ou caspa.

Dois dias.

É nestas alturas que fico feliz por ter lido e relido na minha juventude a bíblia. Isso abriu-me os olhos e afastou-me do caminho da perdição.

update: 04-11-2008
O Dia de Todos-os-Santos é comemorado no dia 01.11 de cada ano
O Dia dos Finados, Dia dos Mortos, Dia dos Fiéis Defuntos é comemorado no dia 02.11 de cada ano

Assim em Barcelos foi no dia 01 celebrado o Dia de Todos-os-Santos e logo a seguir, sem descanso e com palanque, o Dia dos Mortos. Já não é bem um puro pack dois em um, mas foi bem intencionado.

1 responder

Deixar uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.