analectos

O Lún Yu – Analectos – é o único registo confiável dos ensinamentos de Confúcio, largamente lido na China em todas as épocas como a bíblia no Ocidente.
O confucionismo transformou-se numa filosofia ortodoxa e manteve a sua posição até à modernidade, mas com o tempo os seus ensinamentos distorceram-se.

Confúcio (551 e 479 a.C.) teve um nascimento em circunstâncias bastantes humildes. Era um grande admirador do duque de Chou e considerava- se um mero veículo de transmissão da antiga cultura Chou.
A sua filosofia moral tem no homem a sua personagem principal. E o homem para encontrar a sua responsabilidade moral teria de pensar por si por próprio. Daí a importância do pensamento e da aprendizagem. A pedra basilar da sua filosofia é o homem ideal cuja personalidade é virtuosa e benevolente e cujas atitudes não violem as tradições. A política é apenas uma extensão da moral.

Desde que o dirigente seja benevolente, trabalhará, sempre, para o bem do povo.
Confúcio passou os últimos anos da sua vida a ensinar um grupo de discípulos na terra que o viu nascer.

O Mestre disse: “Não é a incapacidade dos outros em apreciar as tuas habilidades que te deve preocupar, mas mais a tua incapacidade em apreciar as deles.”


O Mestre disse: “Não viveu em vão o homem que morre no dia em que toma conhecimento da Via.”


O Mestre disse: “Aos quinze anos dediquei o meu coração à aprendizagem; aos trinta assumi o meu lugar; aos quarenta fiquei livre de dúvidas, aos cinquenta compreendi o Decreto do Céu;aos sessenta o meu ouvido estava afinado; aos setenta eu segui o desejo do meu coração sem ultrapassar.”


O Mestre disse: “Nos seus erros, um homem é verdadeiro ao tipo. Observem os erros e conhecerão o homem.”


O Mestre disse: ” Se um homem vive, é porque ele é recto. Se um homem que engana os outros sobrevive, é porque ele foi suficientemente feliz para ser poupado.”

0 respostas

Deixar uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.