os famosos cinco e outros

03 Set
3.09.2009

Hoje refastelado no sofá, pelas 13.15(?), vi um engraçado episódio de um série animada intitulada “Os Famosos Cinco”, versão século XXI, baseado nos livros de Enid Blyton. E fui pesquisar, com naturalidade e tranquilidade, nas estantes da minha memória.

Na minha juventude li todos os livros da colecção “Os Famosos Cinco” [edição Editorial Notícias], bem como o “Clube dos Sete” [edição Empresa Nacional de Publicidade], a “Colecção Mistério [edição Editorial Notícias], na qual o Gordo é o mais inteligente, a colecção “Quatro Torres” [edição Editorial Notícias], “As Gémeas” [edição Editorial Notícias] e a colecção “Aventura” que é, para mim, a mais espectacular. Soube por aqui que foi editada um nova edição da “Aventura”. Tendo em conta que é, afinal, a colecção que não tenho, apesar de a ter lido toda através da biblioteca Calouste Gulbenkian, talvez seja a altura de a reler e guardar. Os outros livros estão muito bem conservados porque além de adorar ler os livros eram na altura, tinha eu 10/11 anos, também os meus companheiros de aventura.

Como apontamento informo que o espaço Mistério Juvenil de Paulo Ferreira é um local a descobrir. Os meus grandes parabéns.

marion-des-neiges

marion

Assim de “rajada”, ainda, recordo os livros de Emilio Salgari em especial a saga “O Corsário Negro” e a série televisiva “Sandokan”.

Mas aquela série que me traz à memória tudo de bom é sem dúvida “Os Pequenos Vagabundos” (“Les Galapiats”). “Os Pequenos Vagabundos” de Pierre Gaspard-Huit são a referência de uma boa e saudável juventude.
Qual foi o rapaz que não se apaixonou pela Marion (Béatrice Marcillac). Eu apaixonei-me.
Mas o que ficou, também, na doce memória foi o Castelo Sem Nome, os Templários, os perigos, a coragem, a escalada ao castelo, as grutas.
Que frescura.

As personagens e as imagens são propriedade dos respectivos autores.
“Os Famosos Cinco”, versão século XXI é responsabilidade da Disney.
Tags: , , , , , , ,
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

deixar uma resposta

© 1999.2018 porta VIII. todos os direitos reservados. alimentado pelo wordpress | alojamento por oitava esfera
%d bloggers like this: