o ataque dos “papa-multas”

Polícia de Segurança Pública Conta Consigo

e nós podemos contar com ela?

Se me perguntarem se confio na Polícia de Segurança publica (P.S.P.) a minha resposta é um claro e inequívoco não. Se der outra resposta é porque estava distraído. E o que me motiva esta resposta é a incoerência na actuação dos agentes que em situações semelhantes agem de forma diferente. Isto são comportamentos discricionários que fazem com que o cidadão reveja nos elementos desta força de segurança a figura mitológica dos “papa-multas”. E é neste sentido que a “Polícia de Segurança Pública Conta Consigo“.

“P.S.P.? Esses só sabem multar”, é a frase mais comum que escorre copiosamente da boca de qualquer cidadão consciente e critico. Haverá alguma razão neste comentário desfavorável à P.S.P.? Vejamos alguns exemplos visuais. Refiro previamente que o local é a cidade de Barcelos, mais concretamente junto à Escola Secundária de Barcelos, numa qualquer quinta-feira; dia de total impunidade “por falta de efectivos”, fui informado. Curiosamente os efectivos (?) da “Escola Segura” estavam à porta da escola, mas perigosamente alunos e outros cidadãos tiveram de abandonar os passeios e deslocarem-se para a estrada correndo sério risco de atropelamento, perante os olhares da “Escola Segura”.

carros e a psp

O que condeno é que se multa por apetite. Carros em segunda fila às portas das escolas e os agentes fazem pim-pam-pum. O coitado vítima aleatória de um pum damoclesiano” recebe a multa de um agente que não sabe o que é a cidadania e muito menos não tem a coragem suficiente para multar todos os infractores.

Eça nas suas Farpas (Campanha Alegre) diz e escrevo de memória, que a

policia é uma instituição que passeia aparatosamente em certas ruas – para prevenir os malfeitores que vão para outras.

Infelizmente fico cada vez mais com o mesmo sentimento.

4 respostas
  1. Bongop
    Bongop says:

    Vieste mesmo a jeito… recebi ontem pelo correio uma multa de estacionamento referente a Abril de 2008. O carro nem estacionou… parou para sair o pendura, e perante o olhar do polícia arrancou logo de seguida. Isto foi no terminal 2 do Aeroporto de Lisboa. Não é que o fdp tirou a matrícula, para mais tarde, e com calma, multar o pobre carrinho!? Com tanto estacionamento selvagem e assassino em certas zonas da cidade, vêm chatear um gajo com a porcaria de 30 € (dá para dois livros de BD :P), porque o carro parou por uns segundos para sair um passageiro!
    Papa-multas! Só pode! Dos bandidos fogem ou fecham os olhos…. medo, muito medo de uma polícia assim!
    .-= Asterix – 50 Anos é o último post de Bongop =-.

    Responder
  2. Cosmos
    Cosmos says:

    Aconteceu-me algo semelhante ao Bongop. Recebi a semana passada uma carta com uma multa referente a Agosto de 2008 por ter passado um traço contínuo. Nem me lembro disso ter acontecido… Multam as pessoas por situações ridiculas qd noutros sitios é o caos. Boa fonte de rendimento que está ali! Talvez assim subam na carreira ou tenham direito a prémio. Grandessissimos fdps.

    Responder
    • paulo brito
      paulo brito says:

      “Nem me lembro disso ter acontecido…” o problema também é este. A multa não segue passados 7 dias, mas sim passados que são meses e mais meses. Como nos podemos defender quando desde essa suposta infracção tantas coisas nos aconteceram???

      Responder

Deixar uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.