o ataque dos “papa-multas”
Polícia de Segurança Pública Conta Consigo
e nós podemos contar com ela?
Se me perguntarem se confio na Polícia de Segurança publica (P.S.P.) a minha resposta é um claro e inequívoco não. Se der outra resposta é porque estava distraído. E o que me motiva esta resposta é a incoerência na actuação dos agentes que em situações semelhantes agem de forma diferente. Isto são comportamentos discricionários que fazem com que o cidadão reveja nos elementos desta força de segurança a figura mitológica dos “papa-multas”. E é neste sentido que a “Polícia de Segurança Pública Conta Consigo“.
“P.S.P.? Esses só sabem multar”, é a frase mais comum que escorre copiosamente da boca de qualquer cidadão consciente e critico. Haverá alguma razão neste comentário desfavorável à P.S.P.? Vejamos alguns exemplos visuais. Refiro previamente que o local é a cidade de Barcelos, mais concretamente junto à Escola Secundária de Barcelos, numa qualquer quinta-feira; dia de total impunidade “por falta de efectivos”, fui informado. Curiosamente os efectivos (?) da “Escola Segura” estavam à porta da escola, mas perigosamente alunos e outros cidadãos tiveram de abandonar os passeios e deslocarem-se para a estrada correndo sério risco de atropelamento, perante os olhares da “Escola Segura”.

carros e a psp
O que condeno é que se multa por apetite. Carros em segunda fila às portas das escolas e os agentes fazem pim-pam-pum. O coitado vítima aleatória de um pum “damoclesiano” recebe a multa de um agente que não sabe o que é a cidadania e muito menos não tem a coragem suficiente para multar todos os infractores.
Eça nas suas Farpas (Campanha Alegre) diz e escrevo de memória, que a
policia é uma instituição que passeia aparatosamente em certas ruas – para prevenir os malfeitores que vão para outras.
Infelizmente fico cada vez mais com o mesmo sentimento.
Vieste mesmo a jeito… recebi ontem pelo correio uma multa de estacionamento referente a Abril de 2008. O carro nem estacionou… parou para sair o pendura, e perante o olhar do polícia arrancou logo de seguida. Isto foi no terminal 2 do Aeroporto de Lisboa. Não é que o fdp tirou a matrícula, para mais tarde, e com calma, multar o pobre carrinho!? Com tanto estacionamento selvagem e assassino em certas zonas da cidade, vêm chatear um gajo com a porcaria de 30 € (dá para dois livros de BD :P), porque o carro parou por uns segundos para sair um passageiro!
Papa-multas! Só pode! Dos bandidos fogem ou fecham os olhos…. medo, muito medo de uma polícia assim!
.-= Asterix – 50 Anos é o último post de Bongop =-.
A citação, devidamente corrigida, foi retirada de uma “farpa” escrita em Janeiro de 1872.
Aconteceu-me algo semelhante ao Bongop. Recebi a semana passada uma carta com uma multa referente a Agosto de 2008 por ter passado um traço contínuo. Nem me lembro disso ter acontecido… Multam as pessoas por situações ridiculas qd noutros sitios é o caos. Boa fonte de rendimento que está ali! Talvez assim subam na carreira ou tenham direito a prémio. Grandessissimos fdps.
“Nem me lembro disso ter acontecido…” o problema também é este. A multa não segue passados 7 dias, mas sim passados que são meses e mais meses. Como nos podemos defender quando desde essa suposta infracção tantas coisas nos aconteceram???