charles darwin – 210 anos

15 Fev
15.02.2019

Charles Darwin nasceu a 08.02.1809 – comemorou-se os 210 anos do seu nascimento.


A ideia que a diversidade dos seres vivos resulta de um processo lento e gradual é defendida por muitos naturalistas, destes dois distinguiram-se Lamarck (1744-1829) e Charles Darwin (1809-1882).

A primeira teoria explicativa sobre os mecanismos da evolução dos seres vivos surgiu em 1809, com o Lamarck na sua obra Philosophie Zoologique.

Esta teoria ficou conhecida como o Lamarckismo. Apesar da sua importância, prevaleciam as ideias fixistas que só foram destronadas com Charles Darwin.

Na imagem que acompanha este post destaca-se a Lei do uso e desuso de Lamarck.

Eis uma ave terrestre que é obrigada a viver em regiões inundadas ou transformadas em lagos.
Levada a procurar o alimento nas águas, quer dizer, obrigada a nadar, faz esforços para este fim; por isso, afasta os dedos e a pele que une a base destes, que adquire o hábito de se distender. À força de esforços repetidos durante gerações, esta pele desenvolver-se-ia lentamente, cresceria pouco a pouco, milímetro a milímetro. Tal seria a origem da membrana interdigital, característica das patas dos gansos, dos patos e dos cisnes.

Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, cavaleiro de Lamarck

A publicação, em 1859, de “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, abalou a teoria de Lamarck, nela era dito que a evolução das espécies ocorria através do processo natural e não através da herança de características adquiridas.

Tags: , , ,
0 respostas

deixar uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© 1999.2019 porta VIII. todos os direitos reservados. alimentado pelo wordpress | alojamento por oitava esfera
beam me up, scotty!
%d bloggers like this: